Highlights

Luta de emancipação anti-colonial ou movimento de libertação nacional? Processo histórico e discurso ideológico – o caso das colónias portuguesas e de Moçambique, em particular

Índice:
 (sem índice)

 


Se está registado importe

Documento


 

Este artigo[1] pretende contribuir para o repensar de alguns paradigmas, como o da simples utilização de palavras que usamos de forma corrente para qualificar as lutas armadas de libertação que tiveram lugar em determinados países africanos (ou mesmo noutra parte do terceiro mundo). Moçambique, em particular, e outras colónias portuguesas de África de forma mais geral, servirão aqui de guião, mas dentro de um objectivo conceptual mais vasto.

[1] Este artigo retoma, no essencial, uma comunicação apresentado no Colóquio Internacional « L'Estado Novo portugais : les années de la fin », no Centre Culturel Calouste Gulbenkian de Paris, em colaboração com o Contemporary Portuguese Political History Research Centre (University of Glasgow) e o Instituto de Ciências Sociais (Universidade de Lisboa), em 27 e 28 de Setembro de 2002. A comunicação foi apresentada no workshop sobre « O exército e a guerra colonial ». A versão francesa original, « Lutte armée d'émancipation anticoloniale ou mouvement de libération nationale ? Processus historique et discours idéologique. Le cas des colonies portugaises, et du Mozambique en particulier », foi publicada na Revue Historique (Paris, Presses universitaires de France), CCCXV/1 (637), janvier 2006 : 113-138 (http://www.cairn.info/revue-historique-2006-1-page-113.htm). A versão portuguesa (tradução de Raquel Cunha) foi publicada em Africana Studia (Porto, Centro de estudos africanos da Universidade do Porto), VIII, 2005 :39-67. Agradece-se a revisão de Eduardo Santos Britto para a presente edição.

 

Palavras-chave : 1961-1974, Moçambique, Portugal, anti-colonialismo, nacionalismo, “nacionismo”, etnicidade

R&D Supported by

R&D Unit integrated in the project number UIDB/00495/2020 and UIDP/00495/2020.

 

Contacts

Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto
Via panorâmica, s/n
4150-564 Porto
Portugal

+351 22 607 71 41
ceaup@letras.up.pt