Eugénio Bezerra

Nome: Eugénio Acácio da Silva Bezerra

Nacionalidade: Portuguesa
E-mail: eugenioacacio (arroba) gmail.com

 

Graus Académicos (último): Mestre em Estudos Africanos pela Faculdade de letras e Psicologia e Educação da Universidade do Porto.

Ano de conclusão do grau académico (último): 2019

Vínculo Profissional:  Professor do quadro de nomeação definitiva – Ensino básico e Secundário

 

% de afetação à Unidade I&D: 0.30

Principal área científica no âmbito do CEAUPAs Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs) passíveis de ser tratado com quimioterapia preventiva, com enfoque em quatro doenças, a saber: a Filaríase linfática, a Esquistossomose, os Helmintos transmitidos pelo solo e o Tracoma.

Epidemiologia e distribuição geográfica do Tracoma, Filaríase Linfática, da Esquistossomose e dos Helmintos transmitidos pelo solo no continente africano e, muito em particular, em São Tomé e Príncipe, Moçambique e Angola.

Representações sociais e estereótipos sobre África e sobre o Africano no discurso político.

Outras áreas científicas: Geografia da Saúde; Preferências e locais de morte dos portugueses; Cuidados paliativos; Determinantes na saúde; Movimento da Auto-organização /Padrão Auto-organizativo e Organização Autopoiética.

Projetos em curso no âmbito do CEAUP: Epidemiologia e Distribuição geográfica das doenças tropicais negligenciadas em São Tomé e Príncipe.

Principais publicações:

- de Bezerra, E., & Velhas, E. (1997) – “Uma classificação do meio hídrico – caso de estudo na bacia do Ave”. III Congresso da Geografia Portuguesa, Instituto de Geografia – FLUP, Porto, 1997.

- de Bezerra, E. (2020) - Aqueles que não entraram na História. Editorial Novembro, Vila Nova de Famalicão, 2020.

Edição de um livro sobre representações sociais e estereótipos sobre África e sobre o Africano no discurso político, intitulado “Aqueles que não entraram na História”.

 

 

联系我们

Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto
Via panorâmica, s/n
4150-564 Porto
Portugal

+351 22 607 71 41
ceaup@letras.up.pt