Orlando Ribeiro é talvez o mais conhecido e célebre geógrafo português que contribuiu para o conhecimento da Geografia no Ultramar nos anos 1940. Impulsionou e permitiu ao mesmo tempo o desenvolvimento da pesquisa científica no domínio das ciências geográficas nas antigas colónias, no caso concreto da então Guiné Portuguesa. As obras de Orlando Ribeiro constituem a base da informação disponível sobre a geografia tanto fisica como humana desta região.

O relatório de Caldas Xavier sobre a Revolta do Massingire tem importância peculiar que lhe confere a qualidade do testemunho de um interveniente dotado de invulgar curiosidade e capacidade de análise sobre as causas profundas da conflitualidade desencadeada. Porventura o mais esclarecido e esclarecedor documento sobre a transição do sistema senhorial para o capitalismo de plantação, no Vale do Zambeze.

Débil entre os Débeis
A trajectória missionária em Moçambique entre 1963 e 2009 do Padre Graciano Castellari, um comboniano italiano, mais que uma história de vida, a vida dum missionário, é uma espantosa aventura inserida numa fase
crucial da História daquele país, desde a época colonial ao fim da guerra pós-independência, simultaneamente um relato que nos atira para uma reflexão profunda sobre a essência do Homem, Deus, a religião, a paz, a vida, acima de tudo é um maravilhoso hino à vida e ao Humanismo cristão.

A presente Nota Introdutória proporciona-me o prazer de destacar, da vasta e diversa produção científica de Manuel Viegas Guerreiro a componente africana, em particular a que remete para o seu trabalho integrado na equipa de Jorge Dias e Margot Dias, desenvolvido no norte de Moçambique no ano de 1957, do qual resultou o volume IV da obra Macondes de Moçambique com o título Sabedoria, Língua, Literatura e Jogos (Centro de Estudos de Antropologia Cultural, Junta de Investigação do Ultramar, 1966).

Contacts

Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto
Via panorâmica, s/n
4150-564 Porto
Portugal

+351 22 607 71 41
ceaup@letras.up.pt