A ONGD do Centro da Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP) é reconhecida pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) desde 2009 e faz parte da Plataforma das ONGD´s portuguesas, desde 2010.
Nasceu da vontade dos investigadores do CEAUP, com presença comum em lugares como Bissau, Nairobi, Marrocos, Mauritânia, Moçambique e São Tomé, de aliar a investigação sobre África a acções concretas de cooperação para o desenvolvimento.
A ONGD do CEAUP inspira-se, assim, na experiência de investigação do CEAUP em diversas áreas e procura perceber onde, como e com que parceiros locais intervir.
Com base no respeito pelas diferenças de sensibilidades e de entendimentos do mundo, e partindo do conhecimento aprofundado dos meios, carências e potencialidades de cada nação africana, esta ONGD empenha-se sobretudo na angariação de recursos e no desenvolvimento de aptidões que permitam às populações locais uma maior autonomia e um melhoramento das condições de vida.
Os estudos sobre o desenvolvimento, o eco-desenvolvimento, a educação em África e a gestão dos recursos agrícolas e hídricos são algumas linhas de actuação do CEAUP, que a nossa ONGD procura capitalizar para melhorar o impacto da cooperação portuguesa.
O CEAUP posiciona-se, nas áreas de Cooperação para o Desenvolvimento e de Educação para o Desenvolvimento, como uma ONGD de apoio científico e técnico ao desenvolvimento de projectos em associação com outras ONGDs, com o objectivo de melhorar a qualidade do diagnóstico, implementação e avaliação dos projectos da cooperação portuguesa.
Principais objectivos e serviços prestados pela ONGD do CEAUP:
- Apoio técnico e científico aos projectos de cooperação, nas várias áreas de investigação do CEAUP.
- Diagnóstico para elaboração de projectos de cooperação para o desenvolvimento.
- Elaboração de projectos de cooperação para o desenvolvimento, em associação com outras organizações do terceiro sector.
- Avaliação de projectos de cooperação para o desenvolvimento.
- Implementação de projectos de cooperação para o desenvolvimento.
- Elaboração de formações à medida para expatriados quer de ONGs, quer do sector privado.
- Formação de voluntários.
- Consultoria e formações à medida nas áreas da gestão, finanças e marketing da organizações sem fins lucrativos.
- Desenho de acções de marketing social.
- Consultoria na implementação de projectos de empresas portuguesas em África.